sábado, 26 de janeiro de 2013

Criando a Mudança em Sua Vida

Seja alguém iniciante na busca de seu caminho de realização pessoal, ou esteja já há muito tempo no mesmo, sempre há situações em que se pretende explorar algo novo e desenvolver-se em algum ponto que ainda não se fortaleceu. Movido pelo desafio, procura-se e encontra-se opções. Surgem algumas possibilidades realmente atraentes, e também outras mais simples, e sempre há um risco envolvido, sendo às vezes muito grande, e outras vezes quase desprezível. E há a questão do quanto investir, do quanto arriscar de si mesmo, do quanto comprometer-se. Este post busca definir algumas diretrizes com o intuito de ajudar as pessoas nesta busca de realizar algo novo.

O primeiro passo é investir inicialmente, mesmo que o mínimo, na direção que se pretende ir, seja através de pesquisas ou realizando contatos. É preciso obter algum material, qualquer que seja, e começar a avaliá-lo. Este material será uma pequena amostra do que existe no mundo e, com um pouco de sensibilidade, percebe-se que há muitos interesses que não o apoiam em sua mudança, de muitas pessoas, seja porque são concorrentes aos seus interesses, ou porque não o compreendem (da mesma forma que você possivelmente também não os compreende). Causar uma mudança em sua própria vida é, com frequência, ir contra a maré de interesses que tenta mantê-lo na direção que você já vem seguindo, e que você quer mudar.

No início não é recomendável expor-se e arriscar-se demais. Com um pouco de sorte, há alguns pontos em sua ideia que têm uma probabilidade maior de serem bem sucedidos com alguma ação prática, mas é muito frequente que haja apenas uma boa ideia, ainda sem raizes para se manter. Mas, se nem sequer uma boa ideia existe em mãos, e se ainda se pretende causar uma mudança bem sucedida, deve-se continuar a pesquisa inicial, reciclando-se, até que se reconheça algo surgindo.

Mesmo quando se tem alguma ação prática que possa ser realizada, ou já haja alguma ressonância concreta em relação ao que se busca, normalmente deve-se investir moderadamente a princípio. É necessário estar consciente de que há outras pessoas, com interesses conflitantes aos seus, e que estas pessoas já estão desenvolvendo-se talvez há muito tempo, estando algumas (com grande probabilidade) melhor estruturadas. Opor-se de frente a estes interesses, em um estágio inicial, é ter o fracasso como resultado quase certo. Durante a maior parte do tempo, o progresso é lento, às vezes ocorrendo retrocessos, mas o que o mantém progredindo é seu interesse e persistência na mudança.

Frequentemente surgem dois ou mais cursos de ação, cada um com perspectivas interessantes, sendo alguns bem atraentes porém arriscados, e outros mais seguros porém menos arriscados. Não se deve desprezar uma posição forte e segura, caso venha a ser obtida, mas também não se deve ignorar possibilidades maiores. Se o investimento pessoal manter-se moderado, não há muito o que se perder em uma nova possibilidade, e ela pode se desenvolver gradualmente, desde que se esteja aberto a novos estímulos.

Conforme for possível, deve-se também desvencilhar-se das pessoas que não têm interesses ressonantes ao seus. O ideal é deixá-los ir em seus próprios caminhos, jamais adotando uma postura de oposição a estes. Não se trata de criar um conflito, mas de sair de dentro do conflito, tornando-se invisível a este e também não o enxergando mais, por estar fora dele. Com menos oposição aos seus interesses, as suas chances de sucesso aumentam e suas ideias se tornam mais prováveis. Uma boa situação passa a ter, então, um ótimo resultado, e uma ótima situação passa a ter, então, um excelente resultado. É necessário ressaltar que sempre existe uma possibilidade de falha, e esta possibilidade diminui ou aumenta com o contexto em que sua ideia está inserida, que pode favorecê-la ou combatê-la. Sempre é necessário avaliar riscos e é recomendável arriscar-se pouco.

De tempos em tempos, uma possibilidade rara e difícil se mantém e se estabelece, ressaltando a importância de se procurar não apenas o que é seguro, mas também aquilo é especial. Quando algo se consolida, pode-se investir mais, expondo-se mais. Esta transformação é algo que ocorre em momentos realmente especiais, não sendo algo rotineiro. Mas sempre é necessário lembrar-se que há interesses que concorrem com os seus e que alguns desses interesses, embora sejam minoria, também se baseiam em oportunidades raras e difíceis que se consolidaram. Assim, sempre se deve lembrar que não se é invulnerável, em situação alguma.

Os sucessos se acumulam e a mudança vai se tornando visível na sua vida, cada vez mais consistente e forte. Essa consistência coloca você em uma situação diametralmente oposta ao início da sua busca pois você não está mais frágil como estava a princípio. No entanto, há alguns valores que devem ser preservados em todo este processo.

A sinceridade é um destes valores perenes. Não se deve mostrar uma imagem falsa de si mesmo, embora muitos que encontre no seu caminho de mudança não sigam este princípio. Tudo o que se constroi, com base em uma imagem falsa, é falso na base e irá ruir eventualmente.

Outro valor perene é a ética. Por mais que se cresça, por mais que se desenvolva, sempre é necessário dar aos outros a liberdade de não fazerem parte da mudança que se cria, de forma que possam procurar a própria mudança. A liberdade de escolha é o verdadeiro fundamento do início de uma busca e é um direito inalienável de todas as pessoas.

A aplicação prática destas diretrizes é clara nas questões objetivas do mundo, porém também podem ser utilizadas nas relações invisíveis que ocorrem na magia, pois somos nós que criamos estas relações, solidificando-as gradualmente. O mago pode aplicá-las tanto internamente, ao desenvolver suas ressonâncias que fundamentarão suas operações mágicas, quanto externamente, como consequência do que se criou internamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário