sábado, 23 de fevereiro de 2013

Perigos na Magia - Princípios para Evitá-los

Um dos maiores obstáculos no caminho de um mago, que verdadeiramente pode lhe impedir de atingir maiores realizações (e até mesmo regredir) é, por mais estranho que possa parecer, as próprias realizações que já conquistou.

O fato é que é mais fácil manter um ideal quando não se tem nada a perder, mas quando obtemos os primeiros frutos palpáveis temos diante de nós um dilema: será que invisto ainda mais, podendo perder isto que já consegui, ou será que desisto da minha busca e fico com o que consegui?

As pessoas frequentemente se esquecem do porquê de terem “chegado aonde chegaram”, ignorando as relações que cultivaram no inconsciente e, até mesmo, afirmando para si mesmas que toda a busca na magia não passou de uma ilusão, e que tudo se deu apenas pela boa sorte e também pelo próprio esforço. Duvidam do que acreditavam e realizaram. Pensam que poderiam ajudar aos que lhes são mais próximos se cuidassem daquilo que já têm em mãos, e desistem, traindo tudo o que os apoiou até então. A partir daí perdem a rede de ressonância que haviam criado, a qual sustentava justamente aquela situação que tanto valorizavam. Pior, a rede de ressonância se torna de dissonância. As coisas simplesmente começam a dar errado, em vários sentidos, pois é mais fácil destruir algo do que construir. Afinal, para destruir basta força bruta. E, enfim, a pessoa está em um ponto pior do que quando começou. Trágico isso, não é? Mas é real no que diz respeito a muitos casos.

Se formos verificar onde ocorreu o primeiro erro, não foi no momento em que se decidiu abandonar a magia, e sim na construção de toda a rede de ressonância cuja motivação que a unia era imperfeita e ilusória. Na sua forma mais perfeita, o fundamento desta rede deve ter um propósito bem definido (o qual pode ser amplo), com base em um ideal pelo qual se valha a pena consolidar a própria vida, de forma que não haja arrependimento. Uma rede de ressonância não deve ser tratada como mero utilitário que pode ser descartado a qualquer momento. É importante considerar que ela pode perdurar por toda a vida, e até mesmo além da vida física e, por isso mesmo, precisa ser criada corretamente. Os valores que a permeiam devem basear-se na mais pura ética possível. Percebendo-se uma falha neste sentido, deve-se estimular a rede para que se torne melhor, mesmo que uma mudança a enfraqueça e a desestabilize em um primeiro momento.

Não devem existir dependências de trocas de favores dentro da rede, de forma que toda ação deve ser espontânea e motivada por um ideal comum em sua plena extensão. E havendo espontaneidade, isso implica na liberdade de agir ou não agir, e de deixá-la ou de permanecer nela. Com estes princípios efetivos, evita-se todos os erros mencionados acima, de forma que se pode sair de uma rede de ressonância quando se deseje, deixando-a livre para continuar agindo de forma independente. Porém, nesse caso, quando a fundamentação é correta, raramente há o desejo de abandonar a rede, embora isto seja possível.

Assim, mais do que obter resultados, o mago deve procurar estabelecer firmemente a correta fundamentação, não importa o tempo que isto leve. Estabelecido o fundamento correto, outros fundamentos serão criados (secundários) e, conforme se estabelecerem estes e outros, a realidade física irá refleti-los. Deve-se procurar pensar e agir da forma mais abrangente que seja possível para que a base seja perfeita. O modo de pensar simplório, que não avalia as possíveis contradições de si mesmo, não é capaz de criar uma rede nesse sentido. É claro que nem sempre reconhecemos que somos simplórios e este é um dos riscos. Porém, ter este risco em mente já é uma condição para agir em relação ao mesmo.

Este post e os demais que já foram publicados têm a finalidade de ajudar a evitar conclusões incorretas ou incompletas na criação de uma rede deste tipo. Quanto aos resultados de uma rede de ressonância, há certas circunstâncias em que, mesmo sendo bem fundamentada, ocorrem revezes. Quanto a estas situações, posteriormente eu vou publicar novos posts a este respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário