sábado, 13 de abril de 2013

Sabedoria e Entendimento

Eu sempre frisei em meus posts anteriores que a experiência de um mago é algo que se desenvolve primeiro dentro de si mesmo e depois se expande para fora. Mesmo após o encontro com o Sagrado Anjo Guardião (veja o post Falando de Minha Própria Iniciação na Magia), apesar de existirem alguns efeitos já perceptíveis na realidade material, as transformações mais admiráveis são as que acontecem na consciência do mago. Na realidade, o trabalho da própria consciência é algo que nunca cessa.


A rede de ressonância criada se torna então uma fonte de inspiração relacionada a dois atributos: entendimento e sabedoria. O entendimento diz respeito à compreensão sobre o que é externo a si mesmo, ou seja: aos princípios gerais que norteiam a realidade. Já a sabedoria é algo que brota de dentro de si (e, por isso mesmo, é muito mais pessoal), cuja aplicação vai além dos princípios gerais do entendimento. O entendimento tem um enfoque externo e a sabedoria tem um enfoque interno. O entendimento se identifica principalmente com a observação e a ação prática, já a sabedoria se identifica primariamente com a intuição e com a reflexão.


Estes dois atributos, apesar de parecerem opostos, são na realidade complementos perfeitos. De nada vale alguém conhecer todos os princípios gerais do universo (representados pelo entendimento) se não conhecer a si mesmo (através da sabedoria). Da mesma forma, de nada vale conhecer plenamente a si mesmo sem nada compreender do universo ao seu redor. Estas polaridades são como as pernas esquerda e direita: não tem como se andar sem utilizar-se de ambas. Outro exemplo, bem mais mundano: existe todo o conhecimento científico e econômico no mundo, mas nada deste conhecimento diz respeito a você especificamente. É preciso que você conheça a si mesmo e descubra como integrar-se a esse esse corpo de conhecimento externo.


Como eu disse acima, toda a rede de ressonância do mago principia a expressar estes atributos e é algo realmente surpreendente quando se começa a perceber esta mesma se comunicando e trazendo novos insights à consciência. Esta expressão da rede de ressonância é um reflexo da essência que foi percebida no contato com o Santo Anjo Guardião, e este reflexo faz parte da maturação desta rede (veja o post A Maturação do Inconsciente).


Pessoalmente, eu comecei a perceber estes efeitos na época em que respondi a uma pergunta no grupo Esoterismo do Yahoo, em meados de 2001, e o pessoal do site Yogabrasil gostou daquela resposta. Então perguntaram se eu gostaria de publicar no site aquilo que eu tinha escrito e eu aceitei. Foi aí que eu tive conhecimento de Eloísa Vargas que, logo de início, fez uma proposta que eu escrevesse alguns artigos periodicamente que eram denominados de Ensaios Esotéricos. Há alguns meses atrás eu ainda os encontrava pesquisando no Google, e às vezes algumas pessoas entram em contato a respeito deles. Mas a verdade é que eram minhas primeiras percepções e eu nem sempre conseguia demonstrá-las com a coerência que eu queria.


Ainda assim, eu sempre os reli. Existe alguma coisa ali que continuamente me encanta, apesar da minha visão crítica me apontar mudanças que eu teria realizado se os tivesse escrito como penso hoje. Nestes artigos eu sou capaz de visualizar como eu era, seja nas ideias, na forma de expressão, na evolução da maturidade, e eu percebo que houve uma grande mudança (eu falei sobre isso no post Expandindo a Consciência Além do Ego). É impressionante como a imagem que o mundo percebe de mim agora é diferente da imagem de como eu me fazia perceber antes. As pessoas muitas vezes ignoram as transformações pelas quais eu passei. É um erro comum acreditar que alguém sempre foi da mesma forma durante toda a vida. Sempre há uma semente escondida dentro de cada um e, quando alguém se dispõe a desenvolvê-la, pode ocorrer uma grande transformação.


Meu primeiro artigo no site Yogabrasil se chamava O Corpo é a Porta para a Percepção. Há um ano eu o reeditei, atualizando-o, e o coloquei no Scribd. O link acima aponta para este arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário